A Genética Soy foi fundada em 2015 pelo pesquisador João Luiz Gilioli, com o apoio de um grupo com 4 sementeiros-investidores (Sementes Oilema, Sementes Uniggel, Sementes Goiás e Sementes Triunfo) e o respaldo de um time de colaboradores com formação em agronomia, com vasto conhecimento e experiência em melhoramento genético de soja.
Com um banco de germoplasma com mais de 500 tipos de soja, coletados no Japão, China e EUA, a empresa visa oferecer segurança aos produtores de soja no que tange o combate de pragas e doenças que atacam as lavouras brasileiras, fornecendo cultivares resistentes, indicadas para diferentes tipos de solo e níveis de fertilidade.
A empresa atua nas regiões Centro-Oeste e Norte-Nordeste, com duas bases de pesquisas: uma em Porto Nacional/TO e outra em Rio Verde/GO, com a finalidade de oferecer aos agricultores da região tropical cultivares adaptadas a todos os sistemas de produção, podendo ser tanto as com as tecnologias transgênicas (RR e IPRO), quanto as convencionais, com alto teor de proteínas.
Assim, são geradas cultivares com diferentes ciclos de maturação, sendo as precoces utilizadas no sistema safrinha e os ciclos médio e tardio para compor o restante da área de plantio do produtor.
Apesar de ser uma empresa jovem, a Genética Soy está rapidamente se tornando um player importante no mercado sojícola brasileiro, graças à tecnologia e aos cuidados aplicados durante o processo de pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares de soja, destinadas exclusivamente ao Cerrado Brasileiro.